logo oficial.png
A IMPORTÂNCIA DOS CONTRATOS PARA OS EMPRESÁRIOS
homem-fazendo-anotacoes-com-notebook-aberto.jpg

Com certeza muitos já tiveram algum tipo de experiência com contratos, como, por exemplo, ao se abrir uma conta em um banco ou realizar uma compra on line.

Com qualquer empresário não é diferente, visto que o mesmo acaba realizando inúmeras transações com fornecedores, clientes e prestadores de serviços, precisando ter uma boa base de contratos e, é óbvio, uma boa gestão destes instrumentos.

Muitos empresários consideram os contratos como entraves para as negociações, visto que acabam engessando as tratativas. Posso até concordar com uma afirmação dessa, desde que estejamos nos referindo a operações simples, que não sejam complexas ou que não envolvam muitos riscos, contudo, se a operação vivenciada pelo empresário possui qualquer risco que seja, o conselho é que elabore, ao menos, um termo simples e por escrito, regrando a relação ali representada.

De qualquer forma, a complexidade de um contrato dependerá, em muitos casos, do grau de risco da operação que ela busca retratar.

Todo e qualquer contrato possui seu ciclo de vida, iniciando desde as tratativas da negociação até o seu encerramento, quer seja por distrato ou rescisão. Em cada uma dessas fases do contrato importante a realização de uma boa gestão jurídica, sendo necessário o regular acompanhamento de um profissional com experiência na área.

Muitas empresas que trabalham com contratos em suas bases de operação consideram desnecessário o acompanhamento de advogados com essa expertise, contudo, os serviços desses profissionais não se resumem tão somente a fazer um modelo geral de contrato, mas principalmente a (i) entender e mapear as necessidades das empresas de acordo com suas rotinas e operações mais importantes; (ii) levantar as não conformidades dessas operações e realizar o posterior ajuste e correção dos erros e inconsistências nos contratos; (iii) criação de mecanismos jurídicos, a fim de se evitar que tais problemas se repitam no dia a dia da empresa.

Enfim, a atuação do advogado transcende a simples elaboração de um modelo de contrato, pois ele deverá participar das fases mais importantes de elaboração desses instrumentos, oferecendo suporte e segurança jurídica aos empresários.

Jamais permita que seu negócio corra riscos se utilizando de simples modelos gerais de contratos, pois uma hora a conta vem e o prejuízo também. Conte sempre com a assessoria de um advogado com experiência no assunto!